INFÂNCIA/ADOLESCÊNCIA

Com os meus pais
(2 meses de nascida)

 MEU PRIMEIRO ANIVERSÁRIO

Carlinda Nunes (1 ano de vida)
No meu primeiro aniversário houve comemoração ao som da sanfona do meu tio Odon. Havia ganhado uma caneta, justamente esta que está em minhas mãos nessa foto. Essa caneta tinha um dispositivo que, ao pertá-la, disparava um som que imitava um relógio despertador. Minha família me contou que sempre fui muito precoce em relação ao entendimento das coisas que me rodeavam. Surpreendentemente aos 9 meses eu já falava algumas palavras, e com 11 meses apenas eu já havia aprendido a andar com minhas próprias perna.

AOS SETE ANOS DE IDADE



Com Carlos Inácio, meu irmão

Nesse tempo  já dançávamos, eu e Carlos Inácio já tínhamos ritmo.
Morávamos na Zona Rural, e lá no sítio de Pai João havia uma escola improvisada pelos senhores de engenho das redondezas, criada para as crianças maiores, no entanto eu não tive paciência para aguardar o tempo pré determinado; aprendi a ler e escrever com os trabalhadores do engenho, ainda muito pequena.
O método utilizado era o velho “BÁ” : BÊ-A-BÁ, BÊ-E-BÉ, BÊ-I-BI, BÉ-O-BÓ, BÊ-U-BU.
Sou do tempo em que tínhamos que decorar a tabuada, fazer prova oral de geografia, ouvir História do Brasil contada como se fosse o Conto da Carochinha. Lia com rapidez e desenvoltura, declamava, criava textos e estórias...
Quando não tinha mais o que ler, pois a pobreza cultural da região era grande, eu lia literatura de cordel, que era abundante. Lia também a Bíblia, restos de jornais e revistas que vinham da cidade embrulhando sabão e em outros mantimentos. Sentia enorme tristeza quando o assunto era interessante e as páginas estavam cortadas, rasgadas, certamente tinham seguido com outros embrulhos destinados a outras famílias ...

AOS VINTE ANOS DE IDADE

Carlinda Nunes


No Rio de Janeiro, a Cidade Maravilhosa!

Estive no Rio de Janeiro, como blosista da BEMFAM, hoje podemos ficar bem informados a respeito dessa organização não-governamental através de seu site.
"Com pioneirismo e tradição na área de planejamento familiar no Brasil, somos uma organização não-governamental, de ação social e sem fins lucrativos com 45 anos de atuação. Certificados pelo Ministério do Desenvolvimento Social como uma entidade beneficente de assistência social, estamos sediados no Rio de Janeiro e contamos com oito escritórios regionais onde funcionam as Unidades de Promoção Social e os sete Centros de Jovens. "
Leia mais clicando no link abaixo:




MINHA PRIMEIRA EUCARISTIA

Eu, à esquerda (10 anos de idade), com minha irmã adotiva Maria do Carmo
no dia da nossa Primeira Eucaristia.

NA CIDADE DE PATOS, ESTADO DA PARAÍBA
(Com 19 anos de idade)

Ao lado da prima Socorro Nunes, na época em que estudava
na Cidade de Patos - PB

No tempo em que eu estudava no Colégio Cristo Rei, estava me preparndo para ser uma religiosa, queria ser freira, mas isso é uma história que contarei posteriormente.

Igualmente a todos as adolescentes, eu vivi as mais varidas formas de manifestações, tão próprias dos jovens dessa idade. Tive variação de humor, desejei independência e liberdade, fiz descobertas, amizades e pertenci a grupos e galeras. Fiz viagens fugitivas e ousei fazer aventuras, mas tudo que fiz contribuiu muito para a minha posterior auto-afirmação e o meu desenvolvimento psíquico-social, religioso, político e econômico.

Um comentário:

Anônimo disse...

vc nao lembra de mim,mas eu me lembro de vc,pois acho que agente estudou interna no mesmo colegio,foi no tempo de irma benigna...irma terezinha era a prefeita do internato,eu tambem era menina da casa,meu nome Heddy lamar,me lembro de vc,de socorro,de lourdinha.de irma alice,irma priscila,irma rosa da cosinha,irma virginia. deus te abençoe amiga uma grande abraço beijos heddy lamar