MEUS TIOS

MEU TIO AVÔ,  INÁCIO DE FARIAS BORGES
E SUA FAMÍLIA



Tio Inácio era casado com Tia Jovem






MINHAS PRIMAS E PRIMOS
FILHOS DE TIO INÁCIO
E TIA JOVEM

Alice

Hilda

Hilda

Bernadete (com seu 1º filho, Ricarti)


Casamento de Hilda com Heli Piancó


Casamento de Alice com Cícero Cândido

Maria José e seu esposo Adalberto Rêgo (Tim)


Pedrinho, Pequena, Sônia e Pedoca nos seus braços.

Bernadete e José Humberto, seu esposo

Benone Lopes e sua esposa, Vanda

Da esquerda para à direita: Alice, Maria José, Hilda e Bernadete


MINHA TIA AVÓ, MARIA ALÁIDE DE FARIAS
 E SUA FAMÍLIA


Madrinha Maria (era assim que a chamávamos) ela era irmã da minha avó, Mãe Quina. pela foto (aos vinte anos de idade), percebe-se a sua elegância. o penteado de época, o belo par de sapatos, aliados ao belíssimo vestido que cobre o seu corpo esguio, nos dá a idéia da sua beleza nos tempos da mocidade. Mas Madrinha Maria, além desses atributos tinha enorme habilidde artística, e uma paciência inesquecível e invejável. Suas filhas: Anísia, Adalva, Júnia e Judith foram agraciadas com grande capacidade artística, certamente herança genética, somada ao esforço que fez Madrinha Maria juntamente com Seu Juvêncio, seu esposo, no sentido de repassarem valores e sabedoria. 

Quem nasceu na minha terra, Itapetim, sabe que Seu Juvêncio era autodidata, tinha conhecimento profundo de Geografia, de assuntos ligado a área de saúde. Naquela época já sabia lidar com doentes carentes de diagnóstico e medicação, como se fora um médico diplomado. Era de certa forma o mentor intelectual da família, sua palavra tinha a credibilidade de um profissional, em qualquer área que precisássemos de orientação. Era considerado um homem sábio, comerciante bem sucedido, no ramo da venda de tecidos.





Suas filhas, primas legítimas da minha mãe, foram belas na juventude, revolucionaram a pequenina Vila das Umburanas aplicando na terra onde nasceram todo o conhecimento adquirido nos colégios de outros municipios, onde estudaram e se tornaram mestras. Destacaram-se na música, no canto, na pintura, no teatro, na poesia, na área da educação como professoras de centenas de crianças. Muito finas e educadas, souberam honrar a postura dos pais, que eram considerados em Itapetim um casal amável e de uma postura e caráter irrepreensíveis.

Adalva, (Dalva, como todos a chamam), deixa para a posteridade um acervo inestimável de fotografias, todas catalogadas com o registro dos nomes das pessoas, do lugar, data e hora em que foram fotografadas.
O acervo de Dalva, minha prima, é a história pretérita de Itapetim, não só da família, mas de todas as autoridades que por ali passaram e deixaram marcas que a posteridade não pode deixar de tomar conhecimento. Um povo sem memória, sem passado, não pode construir o seu futuro de maneira sólida, pautado nos erros e acertos, e principalmente na gratidão por todos os que envidaram seus esforços para o desenvolvimento de sua terra.

Parabéns, Dalva, meus agradecimentos sinceros por esse cuidado em não deixar morrer o passado de glória da nossa terra, construido por tantos homens de valor que, lá na eternidade, o mínimo que esperam de nós é esse reconhecimento.

AS ELEGANTES E COMPETENTES FILHAS DO CASAL
MARIA ALAÍDE E JUVÊNCIO BEZERRA DA SILVA

Anísia

Júnia

Judith 

Adalva

Anísia, na infância


Sessenta anos atrás!

Os primeiro "bailados" da Vila de Umburanas (hoje Itapetim) ano 1952
Organizado pela Professora Anísia Bezerra Leite (in memoriam)

Da esquerda: Adalva Bezerra de Farias, Giselda Alves Nogueira, Judith Bezerra de Farias, Osmundo Bezerra de farias e Adalberto Alves Ferreira. 


BAILADO BABALU

Sentada ao centro, Judith Bezerra de Farias Rocha

Judith (Dida de Inaldo), formou-se em professora pelo Colégio Cristo Rei na Cidade de Patos-PB, em 1946,  esse bailado foi dirigido por ela, cujas participantes foram:

Da esquerda para a direita: Maria Sousa, Júnia Bezerra de Farias, Adalva Bezerra de Farias, Nissa Alves, Zelita Correia, Dorotéia Batista e Vanilda Leite. (parte Gaúcha)
Judith apresentou a parte dramática.

NOITE DE MAIO
ANJINHOS DE 1934 - IGRJA MATRIZ DE SÃO PEDRO DAS LAJES
ITAPETIM-PE

Da direita para a esquerda, na fileira de trás: Anísia Bezerra de Farias,
 Djanira Paes da Silva e Suely Vasconcelos
Na fileira da frente, da direita para a esquerda: Nita Patriota, Têca Rêgo e Luza Malta

O ALTAR ORIGINAL DA MATRIZ DE SÃO PEDRO DAS LAJES

´
Há 69 anos atrás!

Pia União das Filhas de Maria,  mês de maio do ano de 1942

Vestidas de anjo: Adalva Bezerra de Farias (aos dez anos), Giselda Alves Nogueira, Djali Paes Silva

Filhas de Maria:
Á esquerda: Guilhermina Teixeira; Maria Correia; Inácia de Deus e Auta Souza.
À direita: Anísia Bezesrra de Farias; Socorro Correia; Neves Correia e Aunita Batista.

GRUPO ESCOLAR MAJOR CLÁUDIO LEITE

Há 69 anos atrás!

Umburanas (hoje Itapetim), 7 de setembro de 1942.

Nessa época, Dona Otacília Patriota -  (irmã de Louro, Otacílio e Dimas, consagrados como um dos maiores poetas do Pajeú), era professora do Grupo Escolar Major Cláudiio Leite (o Major Cláudio era o pai de Pe. João Leite de Andrade) - era a professora pelo município e Dona Hilda Gonçalves Leite (irmã do padre João), pelo estado.

São 60 alunos divididos em 4 turmas:

1ª - Lourdes Patriota; Alaíde Chagas; Maria Malta; Anísia Bezerra de Farias; Aunita Batista; Socorro Batista; Socorro Correia; Rosa Oliveira; Geraldo Correia; Neves Paes; Sueli David; Alzira Costa e Luza Malta;

2ª - Domisa;  Diva Paes da Silva; Valdir Batista; Carminha Patriota; Nita Patriota Rocha; Vivaldo Batista; Inaldo Patriota; Francisquinho Santos; João de Xixica; Josias Lino; Orlando Rangel; Geraldo Marques; Felizardo Patriota e Geraldo Alves Ferreira;

3ª - Raimundo de Gagaiu; João Bajado; Adalgiza Chagas; Juberlita Costa Alves; Lisete Patriota; Edleusa Alves Costa; Julieta Malta; Eunice Batista; Mercês Marques; Antônio Félix; Laerte Iôiô; Tanê Marques; Antônio Nunes;  Raimundo Alves Ferreira e Jurandi de Zé Barbeiro;

4ª - Djali Paes da Silva; Terezinha Patriota; Ivone Tavares; Adalva Bezerra de Farias; Júnia Bezerra de Farias; Eunice de Joca; Diógenes Paes da Silva; Antônio (da Goiana); Giselda Alves Ferreira; Judith Bezerra de Farias; Jacimã Ferreira Leite; Ézio Marques; Giba Alves Ferreira; Heli Nunes e Lita Costa (nos pés de Adalva, segurando uma bola).


CENTRO DA VELHA UMBURANAS
1948

Há 63 anos atrás, fotografado por Inaldo Patriota.
Hoje,  Centro de Itapetim, Praça Ex-Prefeito Simão Leite Ferreira

Pessoas na foto: Adalva Bezerra de Farias (com uma bola na mão), Ritinha e Rubinho em pé, próximo a Ditosa Patriota. Rosemir no braço de sua mãe, Gesumira Venceslau Leite de Farias; Dorotéia Batista; Judith Bezerra de Farias, próxima a José Humberto Batisata e seu irmão Vivaldo.

Anísia Bezerra de Farias, em 1995, atendendo a um pedido de Carlos do Rêgo Vilar, um amigo e conterrâneo, e de sua esposa Lusa Piancó Vilar, sua ex-aluna, reproduziu essa foto em óleo sobre tela, hoje exposta em sua sala de visita, com muito orgulho da terra em que nasceram, bem como da ex-mestra (in memoriam).

ÓLEO SOBRE TELA
DE ANÍSIA BEZERRA DE FARIAS
PERTENCENTE AO CASAL CARLOS RÊGO E LUSA PIANCÓ VILAR


À esquerda nas duas esquinas: antiga padaria de Seu Lucas Ricardo e a loja de tecidos de José Rêgo (pai de Carlos), hoje ainda aberta e conservada no seu modelo original, com fachada em azulejo português, administrada por seu irmão Adalberto Rêgo (Tim) e sua esposa Maria José Lopes (minha prima).

Ao fundo, a casa em que Carlos nasceu (motivo maior de solicitar a tela), antiga casa de Julieta Malta, a casa de Seu Otaviano Correia (in memoriam), e a de Seu Moisés, que ainda hoje nela reside.

A BELEZA DE JUDUTH FARIAS
NA SUA JUVENTUDE


Dida de Inaldo (como a chamamos carinhosamente)
Com seu filho Marcelo nos braços.

A ELEGÂNCIA DE ADALVA BEZERRA DE FARIAS
NOS JARDINS DA CASA DE DONA CONCEIÇÃO PIANCÓ


Muita amiga de Dolores e Benzinho Piancó (in memoriam)


CASA DE ANATÓLIO RÊGO E FINOCA
(in memoriam)

Casa construída em 1930, hoje pertence a todos os sobrinhos de Finoca e Anatólio Rêgo, pois os irmãos Rêgo faleceram e não deixaram filhos.

Na calçada, Adalva B. de Farias e sua irmã Júnia B. de Farias.

CASA DO PADRE JOÃO LEITE GONÇALVES DE ANDRADE

Há 59 anos atrás!

Paroquianos reunidos em 1952 para uma foto na calçada do Padre João Leite.

Benone Lopes; Ivanize Tavares; Beliza Sousa; Dalva Ricardo; Nenen de Targino; Laudicéia; Zelita Correia; Delecarlindo Paes da Silva; Concinha de Pedro Chicó; Judite Bezerra de Farias; Suely de São Vicente; Antônio Tavares; Agnaldo Alves Ferreira (Zig); Antônio Machado; Zezé de Seu Cláudio Leite; Tidinha de Dona Joaninha; Juberlita Alves da Costa; Júnia Bezerra de Farias; Hilda Lopes Piancó; Jacimã Leite Ventura; Evanda Rodrigues; Neuza Correia. Mercês Marques; Adalva Bezerra de Farias; Carmelita do Padre; Zilma Ricardo; Ditinha Correia; Regina Patriota; Paulo Roberto Gonçalves Lopes (Peba, sobrinho do Pe.); Lourdinha de Zé Dentista (in memoriam); Leninha Costa; Antônio Eudes Costa (Poroca); Amanda; Edileide Patriota; Marlene Farias; Elisa de Pedro Preto.

MEUS AGRADECIMENTOS A ADALVA E JÚNIA
MINHAS PRIMAS
GUARDIÃES DA MEMÓRIA PRETÉRITA DA NOSSA ITAPETIM
E DA NOSSA FAMÍLIA




Ano de 1999 - Dalva e Júnia com 67 e 66 anos respectivamente.


MINHA TIA LOURDES FARIAS
E SUA FAMÍLIA

Com seu esposo João Grilo (in memoriam)


À direita, Titia Lourdes na juventude. linda!





Com os filhos:
Da esquerda para a direita: Marlene, Amaury e Marly
Sentados, João e Marluce



João Grilo (in memoriam)

Com o netinho que segura a foto do pai, João,
que faleceu em trágico acidente


Itapetim 1953
Antônio Grilo (pai de João), Tia Lourdes, João Grilo e seus filhos.
Maria de Lourdes (irmã adotiva de Lourdes), Leninha Costa, Zelita Costa e Otacílio Praxede.



Titia Lourdes

João morreu de maneira trágica, eletrocutado
Esta foto pertence ao acervo do Professor Heráclio.
Ele a ofereceu de próprio punho



"NÃO TE GLORIFIQUES POR TUDO AQUILO QUE SABES,
PARA NÃO SER DECEPCIONADO QUANDO APARECER
ALGUÉM QUE DOMINE A TUA SABEDORIA"


Tia Lourdes, foto atual

Marly, minha prima, no dia da formatura

Marluce, nos tempos do colégio.


Aucilene é filha de Marlene (neta de Titia Lourdes), e júlia que está no seu colo
é sua filhimha bisneta de Titia Lourdes.

Eu, Marlene e Aucíndio ,seu esposo, os pais de júlia.

Um comentário:

Marcos nunes de Araújo disse...

Que familia linda!!! Amo demais todos vocês, em especial essa guerreira tia Marly, que foi mentora junto com minha vò da minha educação, que hoje colho os frutos advindos dela! Que Saudades de meu primo João....