quarta-feira, 5 de outubro de 2011

DUAS ÁRVORES DA MINHA HISTÓRIA - JUAZEIRO E O IPÊ AMARELO


Carlinda Nunes de Brito

O JUAZEIRO DO SOLO QUE ME DEU A VIDA, E O IPÊ AMARELO DO SOLO QUE ME ACOLHEU


O solo que me deu a vida é o Nordeste do Brasil, o Sertão Permanbucano, o Sítio Riacho Salgado do Município de Itapetim, o solo que me acolheu foi Brasília, a bela capital do nosso país.
Hoje relembro com saudades os juazeiros que por lá deixei e amo os ipês amarelos que tanto embelezam a a terra que me acolheu.

O juazeiro é uma árvore mãe do meu sertão pernambucano. É mãe porque tudo suporta: Calor, seca, vento e até fogo.


Luiz Gonzaga - Juazeiro

O ipê amarelo é o símbolo da terra que me acolheu, quando chega o calor, a seca, o vento e fogo, ele dá ar da sua graça na imensidão do céu azul da capital do nosso Brasil.


O juazeiro ainda serve de escolas, bares, local de reuniões, cultos e missas enquanto que o ipê amarelo dá imensa alegria aos olhos dos admiradores da beleza. Onde não existe estruturas de alvenarias, lá está o juazeiro frondoso de seca à inverno, acolhendo, alegrando, dando vida a paisagem seca da caatinga nordestina.

No meio das construções da cidade e da grama seca está o ipê amarelo, arrancando suspiros e elogios.

Juazeiro, musa saudosa do lirismo de Gonzagão e outros poetas que cantaram e escreveram e também choraram à sua sombra.

Juazeiro velho amigo, onde os pássaros chilream, fazem seus ninhos e tem filhotes, aqui distante de ti sinto uma saudade grande de tua sombra, das tuas estórias e romances amorosos, lugar de encontros marcados, descansos de gado, de lavradores, de crianças que vinham da escola distante, cansadas da caminhada e ali eram acolhidas pelo teu verde.

Juazeiro mal assombrado, de tantos anos e de tantas estórias de almas penadas, botijas de dinheiros enterrados em épocas antigas; tudo faz parte de tuas estórias de vida e das vidas de muitos sertanejos.

Aqui no planalto central o ipê amarelo é quem nos dá o ar da graça na primavera, porém, em poucos dias trocam suas folhas por lindas flores cor de ouro, deve ser por isso que não tem muitas estórias...



Mas mesmo tão diferente do meu juazeiro,  você me encanta com tanta beleza, e arranca da minh' alma um sentimento de amor filial...

Nenhum comentário: